Pesquisar este blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

The Santa Claus Parade

Olá pessoal,

essa postagem é sobre o desfile de Natal de Kingston. (não deixe de ver o último filme)

Eu e o Eduardo (que é o outro brasileiro que está trabalhando aqui na Novelis do Canadá) fomos convidados pelo Rolland (o ex-diretor da fábrica da Novelis daqui de Kingston, agora aposentado) para participar do "Santa Claus Parade", que em português significa desfile do Papai Noel.

Para isso, nós nos reuníamos com alguns funcionários da fábrica da Novelis, durante os finais de semanas e durante a semana após as 17 horas, em um barracão dentro da Novelis, para construir os carros alegóricos de natal (em inglês: Floats). O tema que escolhemos foi Harry Potter e o Expresso hogwarts.




Foi muito legal trabalhar na construção dos carros... o pessoal é muito legal... aprendemos bastante coisas... e além disso, comemos muito Donuts!

O desfile aqui é diferente do Carnaval do Brasil, pois os carros alegóricos vão em cima de carroceria de caminhão, caçamba de caminhonete ou trailer.

Na nossa carroceria do caminhão, tinha uma locomotiva (que soltava muita fumaça) e um vagão, uma coruja que batia as asas (foi idéia minha dar movimento a coruja) e um castelo.







Dentro de cada carro alegóricos tinha crianças e suas famílias....  e tinha até os personagens do Harry Poter.



Olha o Hagrid ai em cima.






Esse de camisa amarela é o Bob, ele é muito legal, ele ajudou bastante na construção dos carros.



Além da Novelis, tinham outras empresas com os seus carros alegóricos. Eu tirei fotos apenas de alguns, pois eu não estava na rua vendo o desfile, pois eu desfilei ao lado do carro da Novelis e por isso estava esperando a hora do desfile do nosso carro.










O desfile saiu do terreno da Novelis e percorreu uma das avenidas principais de Kingston, veja a saída de alguns carros alegóricos:




Olha o nosso carro antes do desfile.


Durante o desfile dos nossos carros, algumas pessoas, inclusive eu e o Eduardo, acompanhamos os carros alegóricos andando ao lado da carroceria do caminhão... foi muito legal, porque o pessoal ficam todos nas calçadas com as suas famílias, muito chegam a sentar no chão e se enrolam nos cobertores (isso mesmo, o pessoal fica de cobertor na rua).... tem um monte de criancinhas.... e as crianças gostam de duas coisas: a primeira é pedir para o motorista do caminhão tocar a buzina e a segunda é cumprimentar a gente que está acompanhando o desfile batendo as mão e dizendo "Hi Five".... é muito engraçadinho....

Além disso, nós andamos a rua toda fazendo tchau, como se fossemos celebridades, dizendo feliz natal, para todo mundo! Detalhe o desfile foi no dia 20 de Novembro, mais de um mês antes do Natal.

O desfile é bem antes do Natal, devido o frio que é no dia 25 de Dezembro.

Outra coisa que é muito bonito, é o reflexo das luzes do carro de Natal nos vidros dos prédios e lojas...

Veja esse filminho que legal, dá para ver o pessoal assistindo o desfile na rua!







quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jantar no Ferry Boat

É pessoal, aqui no Canadá a vida é boa... todo mês tem um jantar pago pela Novelis... cada mês em lugar super legal!

No final do mês de Setembro, eu fui em jantar em um ferry boat no lago Ontário, aqui em Kingston.


Embarcamos por volta das 18 horas. Pois como já dito anteriormente, o jantar aqui no Canadá é cedo (18:30).


O dia estava muito bonito, mas estava frio (uns 10 oC).


Foi bem legal o jantar, pois enquanto eu comia dava para curtir o visual!


Olha o pessoal ai!!




O mais legal foi ver o por do sol nascer!!! Olha só as cores do céu!!!






Olha o Paulão ai... ele estava aqui no Canadá fazendo um curso pela Novelis e foi no jantar também!!


domingo, 21 de novembro de 2010

Documentos Canadense

Olá pessoal,

hoje, eu vou contar um pouquinho sobre os procedimentos burocráticos que tive que passar, para poder morar e trabalhar aqui no Canadá.

Logo, que eu cheguei aqui, eu tive que tirar o documento que contém o meu "Social Insurance Number (SIN)", que é um dos documentos mais importantes que devem ser tirado assim que chega ao Canadá. O SIN é a "mesma coisa" que o nosso CPF. Ele é necessário para poder abrir conta bancária, conseguir emprego etc.

Esse documento é algo levado bem a sério aqui, logo que você recebe o cartão, eles dizem para não informar esse número para ninguém, apenas para o banco que irá abrir a conta e a empresa que irá trabalhar, diferente do Brasil que qualquer simples cadastro pede o número do nosso CPF.

Exemplo do cartão do SIN.


Em seguida, eu tive que tirar carteira de motorista, porque o Brasil não tem tratado internacional com o Canadá, dessa forma a minha carteira de motorista brasileira não é válida aqui.

Eu tive o prazo máximo de dois meses para poder tirar a carteira de motorista Canadense, durante esse período eu posso dirigir e mostrar a minha carteira de motorista brasileira. Mas, passado os dois meses, eu obrigatoriamente, tenho que tirar a minha carteira canadense, para isso, eu tive que fazer o seguinte procedimento:

1-) Ir até a embaixada brasileira (em Ottawa) e pedir um documento que comprava que a minha carteira de motorista é verdadeira e que diz que eu tenho mais de dois anos de experiência como motorista (eu vou explicar depois o porque de exigir experiência).

2-) Então eu precisei ir em uma empresa cadastra do governo canadense, para fazer a tradução da minha carteira de motorista do português para o inglês.

3-) Só então eu pude fazer o procedimento para tirar carteira de trabalho.

O processo de tirar carteira de trabalho aqui é muito mais complexo do que o Brasil. Aqui tem 3 tipos de carteira de motorista de carro de passeio: G1, G2 e G.

  • G1: É o primeiro nível de carteira de motorista. Qualquer pessoa, com idade superior a 16 anos pode tirar essa carteira, para isso basta fazer uma prova de motorista teórica. Se o candidato passar na prova, ele pode dirigir apenas acompanhado de alguém que tenha a carteira G, não pode dirigir em estrada, nem dirigir na cidade, da meia-noite a 5 da manhã. E deve ter 0% de álcool no sangue. Essa carteira serve, para o novo motorista aprender a dirigir e fazer aula de direção.

  • G2: Após 12 meses de carteira G1, o motorista pode fazer a prova de transito apenas na cidade. Se passar pode começar a dirigir desacompanhado, nesse caso já pode dirigir na estada, mas não sozinho (deve dirigiri com algúem que tenha a carteira G), não pode beber nenhuma bebida alcóolica.

  • G: Após 12 meses de carteira G2, o motorista pode fazer a prova de transito na cidade e na estada, se passar ele já pode dirigir aonde quiser e na hora que quiser, já pode duas latinhas de cerveja.
Ou seja, para tirar a carteira G de motorista, demora 2 anos (G1 e G2). Para não precisar fazer toda essa burocracia, é preciso provar que o motorista já teve experiência de no mínimo 2 anos, para poder apenas fazer a prova escrita da carteira G1 e a prova de transito da carteira G2. Foi por esse motivo, que eu tive que pegar a carta da embaixada brasileira, que diz que eu tenho a experiência requerida.

Devo confessar que não foi fácil para tirar a prova. Primeiro porque eu tive que ler um livro de mais de 160 paginas, com um monte de detalhes, que  eu precisei decorar para fazer uma prova com 20 questões sobre regras de transito e 20 questões sobre placas de transito. Em ambos as provas eu tive que acertar 16 questões no mínimo para passar.


Cara do livro de transito do Canadá.

No mesmo dia da prova teórica, após saber que tinha passado, eu fui fazer a prova de direção, que é muito mais difícil que a do Brasil. O prova de transito dura quase uma hora.

Tem um monte de detalhes, que se não prestar atenção não passa, como por exemplo:
  • tem que andar pela a cidade uns 40 minutos, a cada 5 a 10 segundos é preciso olhar todos os espelhos para checar o transito, se não perde ponto;
  • a cada cruzamento, tem que olhar para os dois lados (mesmo estando em uma preferencial, ou mesmo eestando em um cruzamento com semáforo e o sinal verde para você), se não perde ponto;
  • toda vez que for mudar de "mão" ou virar para alguma direção (esquerda ou direita) além de dar sinal com a seta é preciso olhar para trás (sobre os ombros), para checar os ponto cegos;
  • tem que ir para a estrada, checar como o motorista se comporta na estrada.

Felizmente eu passei e agora eu tenho a carteira de motorista Canadense. O bom que ela vale em uns 12 países.

Minha carteira de motorista Canadense!

A última burocracia que eu tive que fazer aqui é tirar a minha carteira de saúde. Com ela eu posso ser atendido em qualquer hospital de graça, posso marcar consulta com qualquer médico de graça. É algo impossível de imaginar no Brasil.

O interessante, que com todo mundo que eu falo daqui do Canadá, eu não vi ninguém reclamar do sistema de saúde canadense. O povo fala muito bem.

Bom, para conseguir essa carteira foi bem mais fácil que tirar carteira de motorista (risos), eu tive que esperar apenas 3 meses (após a minha chegada), então ir no órgão público responsável pelo cadastro dos novos usuários do sistema de saúde, e esperar uma semana para receber em casa a minha carteira.

Carteira de saúde Canadense.

 Bom pessoal, essa postagem fica por aqui, ela serve mais para mostrar um pouco sobre o que eu ando fazendo por aqui.

Abraços a todos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hockey em Kingston

Olá pessoal,

hoje, eu vou postar fotos e vídeos do jogo de Hockey que eu fui assistir aqui em Kingston. O time da cidade está na segunda divisão e jogou contra o time da cidade vizinha. Foi um jogo de muita rivalidade e pancadaria. Eu e o Eduardo fomos conferir!


Já vou começar com a melhor parte do jogo: a briga! rs

Briga no jogo!



Foi muito legal assistir o jogo de Hockey, mas infelizmente o estádio estava vazio. O pessoal daqui diz que o melhor é assistir um jogo do Montreal, pois além do time ser muito bom (ficou em segundo lugar no campeonato da liga principal no ano passado) a torcida é muito doida... ela agita pra caramba, o tempo todo. No entanto, tem outra grande diferença: o preço. Enquanto um jogo do time de Kingston custa 10 dólares, o do time de Montreal custa 75 dólares!

O time de camisa branca é o time da Cidade: chama-se Kingston Frontenac.


Uma outra coisa que é interessante é que o gelo parece ser muito fino, algo em torno de uns 10 cm no máximo, é tão fino que é possível ver os escritos, desenhos e as linhas que são pintadas no piso que está em baixo da camada de gelo.

Olha o detalhe das pinturas sob a camada de gelo.



A todo o momento o jogo parava, e a cada parada uma música nova, é muito legal! Mantém o jogo animado, mesmo tendo várias paradinhas.


Musicas nos intervalinhos!

Além disso, a cada intervalo, entram esses dois veículos no gelo para recuperar a superfície da quadra! E é um bom momento para comprar um cachorro quente ou hambúrger e uma cerveja. 

Veja o detalhe de como o gelo fica após o carrinho passar (fica mais brilhante, porque o carrinho derrama uma fina camada de água que em seguida irá congelar).


Olha o goleirão ai... ele defendeu bastante neste jogo... realmente esse cara precisa usar todos esses equipamentos de proteção...

Goleiro do time visitante.



O interessante que a todo momento tinha falta (penalty), a todo o momento um jogador de ambos times ia para o banco por dois minutos. Sem contar que três jogadores foram expulsos e tiveram que ir para o vestiário mais cedo.

Olha a quantidade de jogadores pagando a penalidade (no banco).


Não é a toa que o time da cidade perdeu por 3 a 5, pois a todo momento jogava com menos jogadores do que o time adversário!

Olha o detalhe da foto: 3 jogadores do time de Kingston, contra 5 jogadores do time visitante.


Assista um filminho com alguns melhores momento (incluindo o primeiro gol do time adversário)



Bom essa postagem vai ficando por aqui!
Abraços a todos e saudades de vocês!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Paintball

Olá pessoal,

essa postagem será bem curta, é apenas para mostar algumas fotos do Paintball que eu fui ainda no primeiro mês aqui.

Foi muito legal, pois foram umas 12 pessoas da Novelis (de 8 diferentes nacionalidades), nós chamamos o evento de "Terceira Guerra Mundial". rs


O local era muito show.... tinha 10 campos de paintball diferente: rua da cidade, o Forte, guerra de trincheira, estação de trem, grande colina,  pequena colina, zona de pouso de helicoptero, etc.



Campo: rua da cidade 1

Campo: rua da cidade 2

Campo: rua da cidade 2


Campo: o Forte

Campo: rua da cidade 2

Campo: o Forte 2


Tivemos bons momentos por lá:










Veja um filminho, com alguns bons momentos.



Bem pessoal, como eu disse essa postagem é bem curta... Abraços!

domingo, 10 de outubro de 2010

Um pouco sobre o Canadá

Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouquinho sobre o que eu aprendi sobre o Canadá.

Primeiro, eu preciso mostrar aonde eu estou morando no mapa, para que vocês possam se situar:


Eu estou morando no Sudeste do Canadá, bem na divisa do Canadá/Estados Unidos, a cidade chama-se Kingston e fica na província de Ontário:

Veja a bola com a letra "A". Lá fica Kingston (cidade onde eu moro) 



Kingston, fica em uma região muito boa para se morar. Fica perto de muitas cidades importantes do Canadá e dos EUA. Kingston fica, por exemplo, 2 horas de viagem de Ottawa (Capital do Canadá), 2 horas e meia de Toronto (uma das cidades mais importante do Canadá), ou por exemplo, 6 horas de Nova Iorque.




Kingston, é uma cidade banhada pelo o lago Ontário, do outro lado do lago fica o EUA:



O Lago Ontário (inglês: Lake Ontario) é um dos cinco Grandes Lagos da América do Norte, o menor em extensão territorial, com 18 960 km².

Bom, agora que vocês já sabem aonde eu estou no Globo Terrestre (rs), já posso contar um pouco sobre a minha cidade Kingston e sobre o  Canadá em geral.

O dinheiro usado aqui no Canadá é o Dolar Canadense, a sua cotação é um pouquinho menor que o Dolar Americano. Algumas lojas aceitam as duas moedas.

O que é interessante é que  aqui não tem nota de 1 dolar canadense, a menor nota é de 5 dolares. 


Dinheiro do Canadá (eu ainda não vi a nota de 100 dolares... sniff)

Já as moedas, é mais estranho ainda, primeiro que eles têm moeda de 2 dolares, segundo apesar da foto abaixo ter, eu nunca vi moeda de 50 centavos (eu já ouvi falar que não existe mais). E igual nos EUA, a moeda de 10 centavos é menor do que a moeda de 5 centavos!


Moedas do Canadá


Aqui no Canadá, você não pode comprar bebida alcóolica em qualquer lugar para levar para casa, nem nos supermercados tem bebida alcóolica. Quando você quer comprar cervejas, vodka, vinho, wiskey e outras bebidas que tem álcool, você tem que ir até os LCBOs (Liquor Control Board of Ontario, que é português significa: Controle de Bebídas Alcóolicas de Ontário), ou quando quer comprar cervejas na lojas conhecidas como The BeerStore (em português: Loja da Cerveja).


The BeerStore

LCBO - Lojas para comprar bebidas alcóolicas em geral.


Nos LCBOs ou nos The BeerStores é possível comprar cerveja de diversas parte do mundo, na foto abaixo vocês podem ver algumas cervejas que eu já experimentei aqui:



Essa foi a minha segunda compra no LCBO (16 tipos diferente de cervejas).


Detalhe das cervejas (reparem que tem até cerveja do São Paulo Futebol Clube aqui)

Detalhe das cervejas.

Uma outra coisa que é bem diferente do Brasil são os postos de Gasolina. Primeiro, como todo mundo já sabe, aqui no Canadá, como nos EUA, você tem que abastecer o seu carro (self-service), existem apenas 2 postos em Kingston que tem frentistas, nos demais você é quem abastece. Mas, o que foi novidade para mim e que provavelmente deve ser novidades para vocês é o preço do combustível. Aqui, o preço oscila o tempo todo, tem dia que o combustível está 1,10 dolares por litro e depois de 1 hora cai para 0,94 dolares. Até agora eu não entendi como funciona, provavelmente eles devem acompanhar o preço do barríl do petróleo.


Preço da Gasolina nesse exato segundo: 91,6 centavos de dolar por litro (0,916 dolares por litro)


Uma coisa engraçada que aconteceu comigo aqui: eu estava a uma semana monitorando o preço do combustível para encher o meu tanque. O preço da gasolina estava caíndo (de 1,12 dolares/litro já estava em 0,94 dolar/litro).
Eu fui trabalhar e tinha decidido após o trabalho encher o tanque, pois já estava quase sem combustível e o preço estava bom. Quando eu sai do trabalho e passei nos primeiros posto eu vi que a gasolina tinha subido de preço ( $ 1,09/litro). Ai eu fiquei pensando, porque eu não abasteci de manhã. Quando eu estava quase chegando em casa eu vi que o posto (da foto acima) ainda estava 94 centavos o litro. Eu parei e enchi o tanque (coloquei 47 litros). Quando eu entrei no carro e estava saíndo do posto, eu vi que o letreiro que mostra o preço da gasolina já estava com o valor novo: $1,09/litro. Pode parecer pouca diferença, mas já dá 7 dolares de economia (já é metade do preço do rodízio japones! rs).

Agora falando em dinheiro, o que eu ainda não acostumei aqui no Canadá é com o dar gorjeta, geralmente em restaurante é 15% quando você é bem atendido, em barzinho, você tem que dar gorjeta até quando você pede cerveja no balcão... e o que é mais estranho... até quando você corta cabelo tem que dar gorjeta!! Eu vou começar pedir gorjeta também!!

Outra coisa que é bem legal aqui é que quase todo mundo pratica esporte... inclusive os velhinhos... na Novelis o pessoal vai para academia (que tem na própria Novelis) fazer musculação, ioga etc, tudo isso no horário do almoço... todo mês tem evento na empresa relacionada com esporte. Esse mês (25/09/2010) teve o "Commando Challenge" (é uma competição em equipe em que as provas são parte do treinamento militar), eu participei, foi muito legal, eu colocarei fotos na próxima postagem. No mês que vêm vai ter corrida 10km.
Além disso, aqui tem bastante academias... inclusive têm uma que o nome é conhecido no Brasil, chama-se Y.M.C.A. (lembram-se da música?).



Uma outra coisa que é bem interessante é um site chamado KIJIJI, é um site tipo Mercado Livre, onde as pessoas anúciam produtos (usados) que querem vender. Mas, o que é interessante nesse site, que existem muitos produtos usados sendo anunciados de graça, tais como: sofas, TV, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, etc. Além disso, pessoas que buscam comprar algo também anunciam lá, exemplo: "Quero comprar violão por até 10 dolares".

Veja abaixo algumas coisas que estão sendo doadas no site KIJIJI:

Todos os produtos acimas estão sendo doados (isso mesmo de graça).

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado desta postagem sobre um pouquinho do Canadá, abraços para todos e aguardem novidades!